Innoversia: o novo interface Universia para a inovação

Partilho convosco a notícia do lançamento de um modelo de inovação aberta que faz de interface entre empresas (necessidades/procura) e investigadores (oferta/soluções) que poderá potenciar empreendorismo (p.ex. seed ou development capital), que chamou a atenção do programa “Falar Global”, da Sic Notícias e do meu amigo Jorge Pires que, posteriormente, me enviou o link.

 

“Universia, a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, apresenta o Innoversia (www.innoversia.net) um portal especialmente criado para fazer a ligação entre as necessidades de inovação tecnológica das empresas e as capacidades dos investigadores e cientistas ibero-americanos.

 

No Innoversia, empresas de todo o mundo podem publicar as suas necessidades de desenvolvimento tecnológico e inovação, para que investigadores e cientistas proponham soluções pelas quais podem receber uma remuneração no caso de serem seleccionados.

Este portal está pensado especialmente para todas as empresas que requerem soluções inovadoras para os seus problemas tecnológicos e para os investigadores, cientistas e todos aqueles com capacidades para desenvolver soluções criativas e inovadoras face aos problemas globais. Todos os interessados em receber as ofertas das empresas podem registar-se no portal de forma gratuita e receber no seu correio electrónico as propostas que são do seu interesse.

 

O Innoversia funciona de forma bastante prática e o portal é continuamente actualizado:

 

1. A empresa que tem uma necessidade tecnológica ou um problema para resolver que requer inovação pública, coloca um pedido no portal Innoversia.
2. Investigadores e cientistas de todo o mundo apresentam as suas soluções através do portal.
3. A empresa analisa as propostas e selecciona a melhor.
4. O seleccionado é informado e a empresa chega a um acordo com o mesmo para a realização do projecto.
5. A empresa recebe o projecto, produto ou serviço final para solucionar o problema.
6. O seleccionado recebe o benefício económico, assim como o crédito pela ideia e realização projecto.

Segundo Javier Sagi-Vela, Director Geral da Universia Holding, “no Universia procuramos fomentar a ligação entre as universidades e a vida empresarial, e o Innoversia é mais uma iniciativa para dar a conhecer a inovação e a capacidade que tem o mundo universitário e científico nos países ibero-americanos.”

 

A construção do portal Innoversia foi levada a cabo pela Neos, empresa chilena dedicada à transferência tecnológica.

Graças à tecnologia de ponta com que a plataforma foi desenvolvida, consegue-se um sistema optimizado para apoiar a interacção entre empresas e investigadores de forma rápida e segura, evitando contratempos e obtendo grandes resultados.

Desta forma, o pilar fundamental do Innoversia é o novo paradigma de inovação aberta e, com base no mesmo, o portal propõe-se a ser uma ferramenta vital para incrementar os investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento e agregar novo valor, potencializando as relações Universidade-Empresa. Neste novo conceito, a construção de redes desempenha um papel fundamental e, nesse sentido, a colaboração entre o sector académico e as empresas é o elo principal que permite o fluxo do conhecimento necessário para transformar pesquisa e desenvolvimento em inovação produtiva com benefícios para a economia local e regional.

 

Como tal, Innoversia representa um elemento vital para a criação real de inovação aberta, permitindo que as necessidades tecnológicas sejam distribuídas a uma base de cientistas, investigadores e inventores capazes de as solucionar.”

 

FONTE: Portal Universia


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt