Concurso de Ideias da Escola Técnica e Profissional da Moita

 

Na passada quinta-feira, dia 24 de Junho fui jurado no Concurso de Ideias de Negócio da Escola Técnica e Profissional da Moita (ETPMoita). Esta escola é uma iniciativa empreendedora de Orlando Santos, que sonhava com uma escola que preparasse devidamente os jovens para o futuro, cada vez mais ziguezagueante e incerto.

 

A ETPMoita tem quatro anos de existência e já apresenta indicadores de sucesso: 88% dos seus alunos que aí concluíram os seus cursos profissionais já estão inseridos no mercado de trabalho ou prosseguiram estudos.

 

Atenta às necessidades do concelho e às exigências do mercado de trabalho, a ETPMoita vai abrir dois novos cursos para o ano lectivo 2010/2011, nomeadamente Técnico de Organização de Eventos e Técnico de Recuperação do Património Edificado. Estes cursos juntam-me à panóplia de cursos profissionais de Nível IV existentes- Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho, Técnico de Restauração, Técnico de Contabilidade, Técnico de Energias Renováveis e Técnico de Apoio à Infância.

 

A ETPMoita, receptiva à inovação, conta pelo segundo ano consecutivo com a Gesentrepreneur para dinamizar o seu projecto de educação em empreendedorismo. Este ano, o projecto culminou com o Concurso de Ideias de Negócio, onde tive o prazer de ser um dos jurados.
Numa primeira fase, registaram-se cerca de 20 candidaturas, das quais foram seleccionadas 12 com maior potencial de exequibilidade.

 

Em primeiro lugar no concurso de ideias ficou o aluno Carlos Nobre (10ºano), com o “Cantinho dos Frescos”, um portal electrónico que permite a comercialização de legumes e fruta de origem biológica.

 

Ocupa o segundo lugar do pódio da ETPMoita o projecto “Pés Milagrosos”, da aluna Cátia Ferreira (11ºano), e que consiste numa empresa de implementação de placas piezoeléctricas (produtoras de energia quando pressionadas).

 

Por fim, em terceiro lugar ficaram as alunas Ariana Valente, Cíntia Costa e Rafaela Geremias (10ºano), com o projecto B-PAF, um espaço de lazer e animação para crianças, com actividades promotoras do seu harmonioso desenvolvimento.

 

Os vencedores receberam prémios pecuniários, além dos diplomas de classificação. Depois desta experiência, estes promissores alunos encaram como uma forte possibilidade a hipótese de criarem um negócio próprio e sentem-se mais preparados para vencer no mercado de trabalho!

Saliento que todas as ideias a concurso tinham um cariz inovador, sendo exequíveis, geradoras de postos de trabalho e dinamizadoras da economia local.

 

A ETPMoita é o paradigma de uma escola que prepara os jovens para o futuro, não apenas pelo tipo e qualidade dos cursos ministrados, como pela oferta de um programa de empreendedorismo, onde os futuros profissionais desenvolvem competências necessárias para o mundo real, competitivo e instável.

 

A todos os concorrentes, equipa de professores e Direcção da ETPMoita, reitero as minhas sinceras congratulações por esta excelente participação. Que o espírito empreendedor continua a iluminar as suas vidas!

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt