Projecto Mov Energy vence Concurso “Escolas Empreendedoras da Nazaré”

 

O projecto “Mov Energy”, apresentado por quatro alunos do Externato D. Fuas Roupinho (EDFR), foi o vencedor do 3º Concurso “Escolas Empreendedoras da Nazaré”, cuja sessão final teve lugar no dia 23 de Junho, no auditório da Biblioteca Municipal. Os jovens Renato Pinto, João Moreira, João Norberto e Pedro Torrão conquistaram o júri, com uma ideia de negócio baseada no aproveitamento da energia produzida a partir de placas cinéticas instaladas nas ruas de maior tráfego da Nazaré, para utilização nos equipamentos públicos da vila.

 

Foi também pelo seu carácter inovador que os projectos “Interactive Clothes Selector” (2º lugar) e “Baby Sport” (3º), apresentados por alunos do EDFR, alcançaram os restantes lugares do pódio. No primeiro caso, as alunas inspiraram-se na dificuldade quotidiana de escolher que roupa vestir para criar um software interactivo que permite seleccionar o guarda-roupa adequado às necessidades e características do utilizador, bem como factores exógenos, como o estado do tempo; por seu lado, o “Baby Sport” consiste num equipamento desportivo para ocupação de tempos livres de crianças.

 

Sérgio Póvoas, parnter da GesVenture, foi um dos membros do júri e ressaltou a importância dos alunos do Externato D. Fuas Roupinho (EDFR) e da Escola Profissional da Nazaré (EPN) terem abraçado este desafio.

 

A etapa final do 3º Concurso de Escolas Empreendedoras da Nazaré consistiu na apresentação de oito ideias de negócio, de alunos do EDFR e da EPN, seleccionados entre 18 concorrentes iniciais. O turismo, o lazer, as energias renováveis e as novas tecnologias foram as principais áreas de actividade abarcadas pelos projectos a concurso.

 

As ideias de negócio foram avaliadas pelo seu grau de inovação, pela capacidade de concretização e pelo eventual impacto económico, social e/ou ambiental, entre outros critérios.

 

Houve prémios para os três primeiros classificados e para as escolas participantes, bem como lembranças para todos os concorrentes. O Concurso Escolas Empreendedoras da Nazaré é organizado pela empresa municipal “Nazaré Qualifica”, em parceria com a Câmara Municipal, a GesEntrepreneur, o Modelo e o Banco Espírito Santo.

 

Desejo, enquanto empreendedor, que os alunos e professores envolvidos neste projecto tenham descoberto o empreendedor que existe em cada um deles e que o vão chamando para os vários desafios das suas vidas! Aos vencedores e restantes concorrentes, as minhas sinceras felictações!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt