GM vende mais na China que nos EUA

 

A General Motors vendeu, pela primeira vez na sua história, mais automóveis na China do que nos EUA no primeiro semestre, com o gigante asiático a ser o motor da procura global no sector.

 As vendas da GM e das suas joint-ventures na China totalizaram 1,21 milhões de unidades nos seis meses terminados a 30 de Junho, ultrapassando os 1,08 milhões apurados nos EUA, de acordo com dados divulgados separadamente pelo fabricante.

Segundo disse à Bloomberg Michael Albano, um porta-voz em Xangai, esta será a primeira vez que o mercado doméstico da GM é ultrapassado por um mercado externo nos 102 anos de vida da companhia.

 

O disparar da procura na China está a acelerar a recuperação da indústria automóvel após a recessão ter levado a GM à falência em 2009. A marca norte-americana está a apostar no crescimento no estrangeiro para voltar aos lucros, prevendo realizar um IPO no quarto trimestre.

“A China é um dos êxitos da GM em termos globais”, disse à Bloomberg John Zeng, um analista do sector automóvel no IHS Global Insight em Xangai. “A GM fez um trabalho melhor no mercado chinês do que qualquer outro dos fabricantes norte-americanos. O enorme potencial desse mercado vai continuar a alimentar o crescimento local da GM”.

 

As medidas de estímulo do governo de Pequim contribuíram para fazer disparar as vendas da indústria automóvel em 46% no ano passado, atingindo 13,6 milhões de unidades e superando pela primeira vez os EUA como maior mercado do Mundo. As vendas automóveis norte-americanas recuaram 21% para 10,4 milhões de unidades, um mínimo de 1982.

A GM e os seus parceiros tencionam subir as suas vendas na China para 3 milhões de unidades anuais em 2015, que compara com 1,83 milhões em 2009. Para este ano, o objectivo é  ultrapassar a fasquia dos dois milhões.

 

FONTE: Jornal Oje


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt