Final do Concurso InterMunicipal de Ideias de Negócio

 

Realizou-se este sábado, dia 17, a ansiada Final Intermunicipal de Ideias de Negócio, que agregou os três lugares cimeiros dos concursos de escolas empreendedoras dos concelhos de Penela, Alvaiázere e Ansião. O evento decorreu em Penela, pelas 16:30h.

Este concurso surge no âmbito de uma candidatura ao QREN, através do Mais Centro da parte da Terras de Sicó, reunindo 5 municípios. Este ano apenas 3 dos concelhos que integram esta associação conseguiram implementar este projecto, que após a avaliação dos melhores projectos em cada um dos municípios, terminou na Final Intermunicipal, que no sábado teve lugar em Penela. Os três concelhos são os supra citados- Penela, Alvaiázere e Ansião, que têm como parceira na educação em empreendedorismo e gestão de resíduos a GesEntrepreneur, de que sou sócio fundador e CEO.

 

Os estudantes das escolas vencedoras de Alvaiázere, Ansião e Penela apresentaram as suas ideias de negócio, na sua maioria, com incidência na protecção ambiental ou tecnologias verdes, sendo apresentadas nove ideias no total, três oriundas de cada município.
O objectivo central do concurso intermunicipal foi angariar ideias de negócio de com viabilidade, exequibilidade prática, potencial e provenientes de vários sectores de actividade.

 

As diversas ideias de negócio apresentadas ao júri equacionavam a problemática dos resíduos, assim como mecanismos/práticas que minimizavam os impactos ambientais desses resíduos, promovendo a sustentabilidade.

 

No final, o júri presente e o público votaram nas melhores ideias, uma votação difícil dada a qualidade e originalidade das ideias em questão.
O pódio intermunicipal foi ocupado por:

1º Prémio: T.E.R. Renovável -Penela
2º Prémio: Bungalow auto-sustentável – Alvaiázere
3º Prémio: NaturEnergi@ – Ansião

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos projectos:
– Bolsa Multiusos –
– Parque Eficiente – Penela

 

 

Este concurso provou ser uma iniciativa importante e, no mundo em que vivemos, fundamental para a formação dos mais jovens, uma vez que lhes permite começar desde cedo a serem criativos e inovadores, de forma a no futuro tenham mais alternativas profissionais com a criação do seu próprio negócio e uma maior empregabilidade, dadas as competências empreendedoras que desenvolveram.

Os meus sinceros Parabéns por esta iniciativa inédita e os meus mais honestos votos de sucesso aos jovens empreendedores que, com mérito, participaram neste concurso!

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt