Empreender Sem Fim- Concurso de Ideias de Negócio do CENFIM

 

Realizou-se no dia de ontem a grande Final do Concurso de Ideias de Negócio do CENFIM Centro de Formação Profissional para a Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, na OPEN- Associação para as Oportunidades Específicas de Negócio, presidida pelo meu amigo Joaquim Menezes e situada na Marinha Grande.

 

A Final do Concurso de Ideias de Negócio teve candidatos oriundos dos três núcleos onde a GesEntrepreneur implementou o projecto-piloto do CENFIM- Oliveira de Azeméis, Porto e Caldas da Rainha. De cada um deste núcleo, foram previamente seleccionadas quatro ideias de negócio nas semi-finais, sendo que havia 12 ideias a disputarem o topo.

 

Paralelamente à apresentação das 12 ideias finalistas, houve lugar para uma pequena conferência sobre empreendedorismo e para uma visita guiada ao projecto “Pense Indústria” e ao CENTIMFE- Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

A apresentação das 12 ideias decorreu num clima de muito interesse e expectativa. Os formandos cumpriram escrupulosamente os 5 minutos de que dispunham para fazer a apresentação mais eficaz, convencendo o júri de que a sua ideia era a vencedora.

 

Houve ideias variadas, mais concentradas no produto do que na prestação de serviços e a maioria das mesmas, de base industrial e tecnológica- energias renováveis, produção alimentar, tecnologias aplicadas ao ambiente, entre outras. De salientar que, na maioria dos casos, foi apresentado ao júri um protótipo ou maqueta do produto concebido.

 

O júri era constituído pelo Eng.º Manuel Grilo (Director), Dr. Águia de Moura, Eng.º Augusto Queirós, Eng.º Vítor Lapa, do CENFIM; Eng.º Joaquim Menezes (IberoMoldes/ OPEN); Dr. João Paulo Leonardo (Revista INVEST); Dr. Jorge Costa (Instituto Português da Juventude) e pela minha pessoa.

 

“Beach Friend” é o nome da ideia de negócio vencedora, concebida por Telmo Rocha e Marcelo Barbosa, do Núcleo do CENFIM do Porto. Trata-se de um pequeno veículo movido a energia solar que faz a limpeza automática de lixo nas areias da praia. O Beach Friend (na foto) está equipado com sensores e um GPS. Os criadores desta ideia já tinham sido premiados num concurso de ideias de base tecnológica.

 

 

Nas palavras de Telmo Rocha e Marcelo Barbosa, “Não estávamos nada à espera…já tínhamos ganho um concurso com este protótipo e nem acreditámos quando ouvimos o nosso nome na sala…”. Uma enorme alegria e orgulho invadiu os formandos vencedores que ganharam um cheque no valor de 1000 euros (na foto, abaixo).

 

Os segundos classificados foram os formandos Marco Pereira, Ricardo Henriques, Ricardo Santos e Diogo Inácio, do Núcleo de CENFIM das Caldas da Rainha, com a ideia “Piri-Piri”, um assador de porco metálico, que se eleva com energia hidráulica (é ligado directamente à canalização) e que está equipado com carris que deslocam o carvão conforme as fases da confecção. Irradiando boa disposição, os promotores desta ideia ganharam um cheque com o montante de 500 euros.

 

Em terceiro lugar ficou a ideia “Eco-Inclusão”, proveniente do Núcleo do CENFIM de Oliveira de Azeméis. Preocupados com as pessoas com limitações motoras e sensoriais, Flávio Laranjeira, Vítor Pinto, Nuno Freitas e Pedro Ferreira criaram ecopontos adaptados e apetrechados com sensores, linguagem Braille e mecanismos electrónicos que permitem a separação dos diferentes tipo de lixo. O prémio atribuído foi um cheque de 300 euros.

 

O balanço final do projecto-piloto da GesEntrepreneur no CENFIM revela-se bastante positivo: “O piloto correu bem, foi uma grande aprendizagem, o objectivo agora é estender o programa de empreendedorismo a todos os núcleos do CENFIM e a todos os níveis de ensino”, rematou o Dr. Vítor Dias, director do departamento de formação do CENFIM.

 

O CENFIM comemora este ano as suas bodas de prata, sendo uma escola profissional de referência, com altos níveis de empregabilidade por parte dos seus formandos e protocolos de ensino a nível internacional. O CENFIM abrange variados níveis de ensino, desde o 6º ano de escolaridade aos cursos CET de Nível IV, passando por cursos EFA- Educação e Formação de Adultos.

 

Gostaria de aproveitar esta ocasião para reiterar o meu profundo agradecimento à Direcção do CENFIM e a toda a equipa envolvida nesse projecto-piloto, muito especialmente ao Eng.º Manuel Grilo (Director) e ao Dr. Vítor Dias (Director de formação). Agradeço igualmente ao Dr. Jorge Costa, do Instituto Português da Juventude, pela sua presença e intervenção. A minha gratidão aos meus amigos Joaquim Menezes e João Paulo Leonardo.

 

Por fim, deixo os meus sinceros Parabéns e votos de maiores sucessos a todos, todos os jovens participantes da Final do Concurso de Ideias do CENFIM- são todos vencedores e muito promissores!

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt