The UK Financial Reporting Council

 

Partilho com os seguidores deste blog este didáctico artigo de Stephen Morrall, da sociedade de advogados Dawsons LLP. Este artigo dá conta da publicação do novo Code on Corporate Governance por parte do UK Financial Reporting Council, em Junho do corrente ano. Este código abrange apenas as 350 sociedades anónimas do topo do FTSE, todavia, contém princípios que podem ser considerados pelas empresas familiares.

Um dos princípios é a revisão regular do Conselho de Administração. O Código regulamenta que todos os directores de empresas públicas se submetam anualmente a uma re-eleição. Uma mudança tão frequente em empresas familiares não seria apropriada, até porque o papel do fundador da empresa ou da última geração é sempre fundamental. Contudo, poderá ser perigosa a influência dos membros da família ao preservar as suas posições isoladamente, evitando a importante tarefa de preparar os seus sucessores para suprirem as necessidades da empresa em diferentes modos.

Leia a totalidade do artigo em  http://www.ibanet.org/Closely_Held_Corporate_Governance.aspx

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “The UK Financial Reporting Council”

  1. Jorge Pires says:

    …E este ano em Portugal, o Código de Bom Governo das Sociedades de iniciativa das empresas de Corporate Governance foi chumbado… pelas próprias empresas de Corporate Governance!
    Ver em http://economia.publico.pt/Noticia/grandes-empresas-recusam-assinar-codigo-de-boa-gestao_1420450.

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt