A regra de ouro da inovação

 

Estudo “The Global Innovation 1000”, da consultoria Booz & Company, mostra que o essencial para as empresas é ser bom no que realmente importa, não em tudo.

                                                                                                                            

Qual o segredo que permite a algumas empresas lançar continuamente produtos e serviços que, além de inovadores, são lucrativos e ter sucesso no mercado? O segredo é ser-se bom no que importa, não em tudo. É o que aponta a sexta edição do estudo “The Global Innovation 1000”, da consultoria americana Booz & Company, que analisa as mil empresas de capital aberto no mundo que mais investiram em investigação e desenvolvimento em 2009. Ao contrário do que o senso comum poderia supor, o volume de investimentos em I&D não é a garantia para uma estratégia vencedora de inovação. O que realmente importa, segundo o estudo, é alinhar uma combinação entre talento, conhecimento, ferramentas e processos, voltados para a inovação, com as directrizes gerais do plano de negócios da empresa. (…)

 

O estudo da Booz & Company revelou também que practicamente todas as empresas seguem pelo uma de três estratégias básicas para inovar: congregar os actuais e potenciais consumidores na criação de novos produtos e serviços; observar cuidadosamente os concorrentes e as tendências de mercado; investir em investigação e desenvolvimento, procurando resolver necessidades não atendidas dos consumidores através da tecnologia.

As competências envolvidas para colocar em acção estes três modelos são essenciais para o sucesso da estratégia de inovação das empresas. (…)

 

Leia o artigo na íntegra em http://cafeempreendedor.blogspot.com/2010/11/regra-de-ouro-da-inovacao.html

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt