Inovação colectiva para empreendedores

 

Tenho defendido como empreendedor e empresário, que é extremamente importante inspirarmos os nossos colaboradores, pois a inovação e a optimização do produto/ serviço provém, frequentemente, deles. Este artigo da Revista Exame brasileira vem precisamente abordar este tema, dando exemplos concretos de empresas que aumentaram a sua facturação através de ideias de colaboradores, sabendo recompensá-los por isso.

 

“Como os empreendedores podem incentivarmos funcionários a dar ideias que ajudem a criar novos produtos, aumentar vendas e cortar custos.

 

 Será que, se dobrar a aba desta caixa de papelão aqui, cabem mais produtos dentro? Mudar os horários de entrega não resolveria o congestionamento de caminhões no pátio? E não dá para fazer uma planilha que organize os horários dos motoboys?

 

Conforme uma pequena ou média empresa cresce, são os funcionários que passam a conhecer certos detalhes da operação. Por isso, chega um momento em que, sozinho, o empreendedor não consegue encontrar todas as respostas. A questão principal consiste, portanto, em como motivá-los a contribuir com sugestões de melhorias. “Os bons funcionários querem reconhecimento”, diz Paulo Sérgio Quartiermeister, diretor do centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. “É preciso recompensá-los por boas ideias com algo concreto, como bônus ou outro tipo de prêmio.” Veja como funcionam os programas de recompensas em algumas pequenas e médias empresas em que os funcionários colocam a cabeça para funcionar.”

 

Continue a ler em http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0030/noticias/inovacao-coletiva


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt