Artigo de Paulo Júlio, Presidente da Câmara Municipal de Penela

Convido-o a ler um artigo do meu amigo Paulo Júlio, Presidente da Câmara Municipal de Penela.

“Na sua habitual simplicidade, Luis Inácio Lula da Silva deixa o Palácio do Planalto, depois de 8 anos à frente dos destinos do Brasil com uma frase que diz tudo: ‘Foi gostoso governar o Brasil!’

Não é minha pretensão fazer uma análise dos mandatos de Lula mas, somente deter-me sobre as emoções e os sentimentos que esta frase de despedida desperta em todos nós.

Lula da Silva quis dizer ao mundo e a todos os que governam países grandes, países mais pequenos, regiões ou cidades, que governar é uma missão. Uma missão que deve ser realizada com alegria, com ambição de alcançar o que foi impossível até então, com liderança capaz de envolver os cidadãos, com carisma suficiente para vencer as dificuldades, sem tibiezas, e colocando sempre o interesse colectivo como centro da acção.

Na verdade, Lula da Silva sai, apesar do muito que ficou naturalmente por fazer, com o sentido do dever cumprido. Foi provavelmente por essa razão que aquela expressão lhe deve ter saído do fundo da sua alma.

Achei brilhante. Pensei que esta desconcertante genuidade faz falta à política portuguesa onde alguns se arrastam, outros fazem mais do mesmo e ainda outros fazem desse exercício um autêntico tédio, onde não há pingo de emoção, de alegria de fazer, de arriscar e de melhorar a sério, a vida das pessoas.” (…)

Leia o artigo completo aqui.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt