Penela constrói habitat para fixar 15 novas empresas inovadoras

O jornal “Notícias do Centro” dá-nos conta de mais uma acção empreendedora levada a cabo pelo meu amigo e orador no Encontro Gesventure, o Eng.º Paulo Júlio, pessoa que muito estimo. Recordo que a GesEvolution, empresa mais recente do Grupo Gesbanha, tem precisamente sede em Penela, no Mini-Habitat de empresas.

“A Câmara Municipal de Penela aprovou a abertura de concurso público para a construção do edifício HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos) que ficará localizado na Quinta do Vale do Espinhal.

De acordo com a autarquia, presidida pelo social-democrata Paulo Júlio, aquele habitat empresarial “é fundamental para o concelho uma vez que se insere na perspectiva estratégica de desenvolvimento económico e social” e “visa incentivar o aparecimento de ideias de negócio relacionadas com os quatro sectores estratégicos: produtos endógenos, floresta, turismo e energia renováveis”.

O acolhimento de empreendedores dinâmicos e inovadores, assim como instituições que promovam investigação nos domínios estratégicos e empresários, que pretendam valorizar os recursos de Penela como alavanca das suas actividades, são os principais objectivos do HIESE.” (…)

O edifício permitirá fixar 15 novas empresas, numa primeira fase, para além de ser constituído por um auditório, salas de reunião, sala polivalente, show room e zonas de estar. Irá também incidir em várias especialidades, como investigação, campos de testes/proximidade à investigação, actividades empresariais âncora e aparecimento de spin offs ou outras empresas em fase inicial de constituição.

A construção do edifício HIESE “é um passo extremamente importante para a consolidação da estratégia de desenvolvimento do Município no que concerne à área do empreendedorismo e inovação e atracção de novas empresas”, refere a autarquia.”

Fonte: Notícias do Centro


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt