Sugestão de Leitura: “Principles of Contemporary Corporate Governance”

Sugiro a leitura do livro “Principles of Contemporary Corporate Governance”, de Jean du Plessis, Deakin, James McConvil e Mirko Bagaric – professores e investigadores da Deakin University, em Victoria, Austrália.

Esta obra, lançada em 2005, mantém-se muito actual, pois visa proporcionar aos leitores uma apresentação concisa dos pontos-chave e dos pontos emergentes da corporate governance. O livro dirige-se tanto a estudantes de direito, como de gestão; tanto a advogados, como a gestores, uma vez que explica com clareza os princípios-chave da corporate governance.

Esta obra é composta por cinco diferentes capítulos: significado do conceito de corporate governance; corporate governance na Austrália; estruturas do Board e do Committee e políticas de gestão; auditores e auditorias; funções e deveres dos directores. No penúltimo capítulo é ainda dada uma perspectiva internacional à corporate governance (Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha) e, no final, sugerem-se políticas e auspiciam-se futuros desenvolvimentos, bem como, possíveis tendências na corporate governance.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt