Parece jocoso, mas é real. Apesar da existência do LinkedIn, a rede social dedicada ao network profissional e empresarial, um grupo de desempregados espanhóis sentiram a necessidade de criar uma rede apenas para pessoas na mesma situação. O Parabook é uma comunidade de desempregados que procuram novas oportunidades e onde procuram apoio mútuo perante um problema comum.
O lançamento do Parabook é muito recente e o seu serviço é gratuito. Nas palavras dos seus quatro fundadores:
“Que o desempregado não me sinto sozinho nesta luta, eles podem denunciar a sua situação como parte de um grupo on-line e pode se conectar uns com os outros, para falar, discutir e aconselhar uns aos outros em uma situação desesperadora como o presente.”
Esta nova rede conseguiu, em poucos dias, captar mais de mil novos utilizadores e regista, a cada dia, a criação de centenas de novas contas.
A única diferença entre o Parobook e o Facebook é a cor de fundo, no lugar do fundo azul que caracteriza a página criada por Mark Zuckerberg, o Parobook tem um fundo vermelho (na imagem).
Será que esta nova ferramenta pode tornar-se útil na reversão da situação de milhões de pessoas? Recordo que o desemprego em Espanha já atingiu 4,3 milhões de pessoas…