Discurso do Presidente da Assembleia Geral da AIP, Dr. Pedro Ferraz da Costa

 

Ontem, dia 14 de Abril, tomaram posse os Órgãos Sociais da Associação Industrial Portuguesa para o Triénio 2011-2014 e tive a honra de estar presente. Partilho o inspirador discurso de Tomada de Posse do Presidente da Assembleia Geral da AIP, Dr. Pedro Ferraz da Costa.

 

É num período muito difícil que se inicia este novo mandato. Avisos sucessivos sobre as consequências de más opções em termos de políticas macroeconómicas e sociais nos últimos dez anos, isto é, desde que entrámos no Euro, foram sempre ignorados pelos governantes. Os estímulos para não reconhecer problemas e adiar soluções foram sempre mais fortes.

 

As eleições de 2009 e o período que se lhe seguiu foram a apoteose dessa negação da realidade, apesar de já levarmos anos de desequilíbrios insustentáveis da Balança de Transacções Correntes, com deficits e dívida externa, pública e privada, a crescer para níveis assustadores. Há dúvidas fundadas sobre se conseguiremos cumprir com honra os nossos compromissos. E estivemos à beira dum default desorganizado.

 

Somos agora obrigados a ouvir os nossos parceiros europeus dizer que é responsabilidade do Governo português não ter pedido ajuda mais cedo. Há mais de um ano que vivemos graças à ajuda do Sistema Financeiro Europeu.

 

Ouvimos também que não é da responsabilidade dos nossos parceiros que tenhamos um Governo que passou da negação da realidade para a gestão das próximas eleições, como o fim de semana passado bem demonstrou. Para além da humilhação a que todos estamos sujeitos e que

me leva a manifestar repúdio pela forma como os assuntos do País foram conduzidos, gostava de me concentrar agora sobre as negociações.”

 

Continue a sua leitura em http://competitividade.com.sapo.pt/documentos/DiscursoPFC.pdf


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt