Financiamento – Um oásis no deserto

 

 

 Partilho a entrevista que dei no passado dia 1/04 à jornalista Carla Canivete, do Jornal de Negócios, da qual resultou o   artigo que vos apresento. Aproveito esta ocasião para agradecer à Carla Canivete a sua amabilidade e atenção.

 

 “Francisco Banha, presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels, defende o papel relevante do capital de risco na recuperação da economia portuguesa. “Se a solução não vem da banca, por que não vir das próprias pessoas?”

 

Segundo o empresário, os fundos disponíveis para investimento em empresas que se encontram em fase inicial tem vindo a aumentar de forma significativa e quer as sociedades de capital de risco, quer os “business angels” podem agora constituir uma alternativa ao tradicional financiamento bancário.

 

No entanto, Francisco Banha alerta que esta opção não é para todos. Até porque, diz, “os projectos, por si só, valem muito pouco. Têm de vir acompanhados por um empreendedor que encaixe no negócio e com competências para vir a ser um empresário de sucesso”. Dito isto, há bastante capital disponível e os investidores de risco estão interessados em empresas que tenham “um papel a desempenhar na nossa sociedade de amanhã”.

 

Olhando para o futuro, Francisco Banha acredita que as empresas vão definir-se segundo duas categorias: as que se conseguem reinventar e fazer face à crise e as que vão perecer. Para vencer a crise, é preciso que as empresas façam um esforço de avaliação e percebam “se estão a vender aquilo de que o mercado está à procura, para se alinharem com o consumidor”. Reinventar, investir, fundir, exportar, são algumas das palavras-chave que devem estar na lista de afazeres de cada empresa.”

 

Continue a leitura do artigo em http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=480559

 

Leia a totalidade da minha entrevista aqui.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt