No passado dia 6, no bonito edifício do Centro Equestre de Cabeceiras de Basto, teve lugar a Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da Comunidade InterMunicipal do AVE.
Oito Grupos de Jovens do Ensino Secundário, representantes dos 8 Municípios que constituem a CIM AVE, defendem as suas ideias de negócio após terem sido os vencedores dos respectivos concursos municipais.
Na 2ª Edição do Programa Escolas Empreendedoras estiveram envolvidos, 2500 alunos do 2/3 Ciclo e Secundário, apoiados por 125 Professores no desenvolvimento de um Programa Educativo que se iniciou em Setembro de 2014 e veio a culminar com a geração de 214 ideias de negócio.
Apesar de ainda estarmos a lutar contra a narrativa dominante, de que não se justifica a introdução de programas de Empreendedorismo no currículo escolar, estes jovens que também hoje nos estão a surpreender com os seus projectos demonstram-nos, que temos razão em desenvolvermos estas iniciativas, pois as evidências que nos transmitem provam que a educação para o empreendedorismo é essencial para que possam estar preparados para as exigências que o futuro lhes irá apresentar.
Parabéns por isso a todos os Professores e Alunos envolvidos mas também uma palavra de especial apreço pelo empenho e dedicação dos profissionais da Rede de Empreendedorismo do AVE que estiveram por detrás da concepção e implementação do citado Programa de Escolas Empreendedoras desta Região.