Ecossistema de Inovação da Universidade do Porto

A convite do Pró-Reitor da Universidade do Porto, Professor Carlos Brito, participei na tarde de ontem, enquanto membro do seu Advisor Board, numa interessante e interativa reflexão sobre oportunidades e desafios no Ecossistema de Inovação desta emblemática Instituição de Ensino Universitário.

Reconhecida internacionalmente pela excelência da sua investigação, a Universidade do Porto vem assumindo-se como líder, no nosso País, não só na produção científica mas também pelo dinamismo do seu Ecossistema Empreendedor o qual dá cobertura às necessidades das suas 14 Faculdades que em conjunto possuem mais de 32mil estudantes, dos quais 4 mil estrangeiros representando mais de 150 países.

Merece particular destaque o trabalho desenvolvido pela U. Porto Inovação – www.upin.up.pt -enquanto estrutura dinamizadora da cadeia de valor da inovação na Universidade a qual se encontra bem patente na promoção da transferência de conhecimento e reforço da ligação ao meio empresarial.

Como sempre tenho defendido o apoio à iniciativa empreendedora tem de ser entendido numa ótica integrada, não se esgotando ao nível das incubadoras, aceleradoras, investidores ou mesmo das próprias startups, que se inicia com o processo de captação de ideias, motivação para o ato de empreender e da pré incubação ou seja etapas prévias de capacitação empresarial que se encontram a montante da formalização do negócio.

Parabéns, Professor Carlos Brito, extensivos a toda a sua competente equipe, por todo o profissionalismo e visão estratégica com que tem contribuído para a “Criação do Futuro” de todos aqueles que se cruzam com os diversos atores e instrumentos de colocação no mercado do Conhecimento e tecnologias geradas na Universidade do Porto!

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt