Um momento de inspiração

Tenho consciência que todos nós, de tempos em tempos, precisamos de uma inspiração que possa servir de fator impulsionador de iniciativas que pretendemos desenvolver ou em que já estejamos envolvidos.

Ser homenageado pelos membros do Rotary Club de Oeiras, proporcionou-me um sentimento de felicidade que certamente me irá apoiar a alcançar metas que tenho traçadas, mas também a reforçar a minha forma positiva de encarar a vida.

Porém, e como recordou o meu amigo Daniel Soares de Oliveira – numa mensagem muito bonita com que me distinguiu-, o reconhecimento do mérito “não serve só para nos valorizar, mas – principalmente- para ajudarmos os outros a encontrar soluções”.

Ao ter tido a oportunidade de estudar a história do movimento centenário, Rotary International, e de saber que tem nos seus primórdios ações que só recentemente muitas empresas e entidades começaram a realizar – isto é, preocupar-se com as pessoas e o ambiente em que trabalhamos e vivemos -, não podia deixar passar esta oportunidade de, também eu, reconhecer publicamente uma Organização (constituída por mais de 36 mil Clubes a nível mundial).

De facto, o Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos (expressos através da Prova Quádrupla, cuja leitura recomendo) e a paz a nível internacional.

Perante a atual conjuntura em que vivemos, uma solução a considerar, minimizando sofrimentos e maximizando alegrias e conquistas, será certamente uma aproximação à causa Rotariana, pois como nos aconselha o Papa Francisco “Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…) precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente”.

Muito grato pela distinção e pela possibilidade que este momento me proporcionou de conhecer o histórico e sustentado trabalho desenvolvido por mais de um milhão e duzentos Rotarianos ao longo do mundo. Bem Hajam!


  • Diploma Mérito Profissional Rotary Club Oeiras
  • Rotary Club Oeiras
  • Rotary Club Oeiras


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels"). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Recent Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt