Faleceu no passado dia 28 de Fevereiro com 103 anos, Joseph M. Juran, autor e "pai" da actual Gestão da Qualidade. Um dos seus principais contributos para a sociedade residiu no desenvolvimento desta área da gestão, transportando-a da sua origem estatística para os sistemas de gestão.
Apesar de radicado nos EUA, foi no Japão que Joseph Juran atraiu mais o interesse pela temática da qualidade, facto que teve grande influência na revolução industrial japonesa e que conferiu a devida importância aos produtos "made in Japan".
Aos 75 anos, em 1979, Juran fundou o Juran Institute com o objectivo de continuar a disseminar competências de gestão da qualidade como o Six Sigma e outras ferramentas utilizadas em todo o mundo.
Aproveito para referir que a Gesbanha, empresa que fundei e lidero na área da gestão e da contabilidade, foi a primeira empresa do sector em que actua a, em 1998, ser certificada com as normas ISO 9002, tendo por isso, desde muito cedo, aderido às ideias defendidas pelo Guru da Qualidade.