Private Equity procuram mercados emergentes

Na sequência do press release há pouco difundido, aproveito para relembrar uma notícia publicada pelo Oje de 28/10/08:

 

"A SITUAÇÃO decorrente do “credit crunch” e a crise financeira subsequente obrigou os investidores em “private equity” ao desenho de um novo modelo de abordagem do negócio. Uma análise da Pictet lembra o abrandamento do número de mega-fundos no mercado mundial, em detrimento do aparecimento de fundos para os mercados emergentes e de fundos de dimensão média.

Esta opção resulta da percepção que os investidores têm acerca dos volumes médios de investimento e da forma como é possível uma melhor alocação dos capitais, para além de uma maior capacidade na obtenção de retornos, dentro do contexto actual.

O papel dos “private equity” como veículos de investimento têm ganho aos mercados de valores públicos pelo simples facto de que prometem bom retorno, uma relativa resiliência na adequação ao mercado e uma volatilidade controlada.

A Pictet recorda que numa perspectiva estrutural, os “private equity” são muito diferentes das outras classes de activos de matriz institucional. Uma das características destes veículos é a sua capacidade para entender e assegurar objectivos previamente  delineados, nomeadamente em termos de retorno. Para muitos deles, a visão de “private equity” é algo que aparece para ir buscar fundos, comprar um activo e depois desaparece no momento de venda desses mesmos activos, com a natural distribuição de rendimentos. A questão que se coloca sobre o futuro destes instrumentos, é saber se continuarão a dar um prémio de retorno. A conclusão possível é que os “private equity” são a solução para investimentos de longo prazo e é nessa óptica que devem ser entendidos."

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt