![]() Fonte: www.change2.net |
Os Business Angels são investidores e, como tal, procuram investir em projectos que se encontrem em fases iniciais de desenvolvimento e que possam proporcionar, a médio prazo, um retorno do investimento que compense o risco.
Uma vez que nos estamos a referir a projectos em fases iniciais de desenvolvimento, o risco é por si também muito elevado pelo que são preferidos projectos que apresentem perspectivas de elevada valorização.
Mas não é apenas o dinheiro que está em causa quando se fala de Business Angels.
O dinheiro destes investidores costuma-se apelidar de Smart Money pelas vantagens que vêm com o dinheiro.
Refiro-me a uma rede de contactos, acesso a outros investidores, acesso a potenciais parceiros e clientes, experiência de gestão, conhecimento específico no sector, entre outras.
Por este motivo, os empreendedores não devem abordar os Business Angels apenas pelo dinheiro – que sabemos ser muito importante – mas também pelo que este possa trazer adicionalmente ao projecto, caso contrário estarão a fazer um mau negócio.
Quanto aos investidores, estes têm de ser conquistados por um excelente sentido de oportunidade, um serviço que responda a uma falha de mercado, um novo modelo de negócio, uma tecnologia que possa revolucionar um sector, um mercado que seja escalável a todo o globo, entre outros factores que façam os olhos dos investidores brilhar e questionar-se se, com base nos dados apresentados, aquele possa ser o próximo YouTube ou Google, projectos que arrancaram também com financiamento de Business Angels.