O Facebook e a empresa de sondagens e estudos de mercado Nielsen assinaram um protocolo de colaboração com vista á exploração comercial da vasta rede de utilizadores registados na rede social.
O Facebook fornecerá à Nielsen o acesso à informação de utilizadores seus registados, que já passaram a barreira dos 300 milhões. A consultora poderá informar aos anunciantes seus clientes o modo como os internautas reagem aos anúncios colocados no Facebook, a partir deste protocolo de colaboração.
“Isto serve para mostrar aos anunciantes o valor que estão a retirar das suas publicidades”, afirmou Mike Murphy, vice-presidente do departamento de vendas do Facebook.
As duas empresas vão utilizar a aplicação BrandLift, proporcionando aos utilizadores a possibilidade de responder a sondagens breves de avaliação de atitude do consumidor e suas intenções de compra.
“O Facebook está a consolidar o vínculo vital entre consumidores e a marca”, explicou John Burbank, conselheiro-delegado da divisão online da consultora Nielsen.
A rede social nascida na Califórnia foi uma das que mais cresceu nos últimos meses, estando o seu valor de mercado a aumentar exponencialmente. Contudo, o lucro do Facebook ainda não está a par desta tão grande popularidade, estando a rede criada por Mark Zuckberg a avaliar os modelos de negócio. O potencial das redes sociais está ainda longe de ser amplamente explorado.
Fonte: Público online