A autarquia de Torres Vedras vai instalar painéis solares no único bairro social da cidade visando o aquecimento de água. O impacto da poupança energética vai ser acompanhado por especialistas.
Na prática, quem usa esquentador a gás, poderá prescindir do mesmo e, logo, da conta mensal subsequente.
O Centro de Investigação dos Sistemas de Energias Sustentáveis da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Torres Vedras, através do qual vários investigadores irão analisar os hábitos de consumo e as poupanças energéticas e monetárias dos habitantes do bairro. Estima-se que esta solução permita poupar os consumos em cerca de 80%.
A reabilitação energética do bairro vai ser desenvolvida pela Natural Works, empresa experiente na construção sustentável que assinou um protocolo com a autarquia.
O Bairro da Boavista/ Olheiros está a ser alvo de obras de requalificação com a duração de dois anos em que se prevê a redução de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, uma vez que será a energia solar a aquecer as águas dos 56 fogos de habitação.
Em 22 anos de existência, esta é a primeira vez que se realizam obras de melhoramento de habitabilidade neste bairro, financiadas parcialmente pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, ao abrigo do programa PROHABITA, que visa a criação de condições de habitação condignas a camadas sociais desfavorecidas.
Esta iniciativa mostra como o empreendedorismo (sustentável) e a inovação levam a uma melhoria efectiva da qualidade de vida das pessoas, neste caso, dos habitantes de um bairro social da periferia de Lisboa.
Fonte: Público online