A produtora de sistemas de armazenamento 24M Technologies separou-se hoje da empresa produtora de baterias de iões de lítio A123 Systems, tornando-se numa empresa independente.
A empresa no seu principal round de angariação de capital chegou aos 10 milhões, através das capitais de risco Charles River Ventures e North Bridge Venture Partners.
Esta empresa teve ainda uma concessão de 6 milhões de dólares pelo Department of Energy’s Advanced Research Projects Agency- Energy (ARPA-E). Este financiamento vai ajudar a 24M a desenvolver baterias que poderão armazenar mais energia a um custo menor.
A tecnologia da 24M, criada em colaboração com a A123 e o MIT, combina o melhor das baterias recarregáveis, da tecnologia celular e do fluxo de baterias para criar novos sistemas de armazenamento de energia. A empresa pretende criar especificamente baterias que melhorem a capacidades de armazanamento de energia de baterias de iões de lítio. A 24M quer chegar com especial enfoque às indústrias de transportes e redes eléctricas, na esperança de criar baterias automóveis mais rentáveis e eficazes, visto que as mesmas têm custos muito elevados.
A A123 vai manter o seu envolvimento na 24M, apoiando o desenvolvimento do seu produto e subsequente comercialização. A A123 terá ainda assento no Conselho de Administração da 24M, bem como uma participação accionista na empresa.
A concessão de 6 milhões de dólares que a 24M recebeu provém do programa APRA-E, do Department of Energy dos E.U.A. É intenção deste financiamento é ajudar a 24M a comercializar os seus produtos, em estreita colaboração com a Rutgers e o MIT.
FONTE: Green Tech