…E do café reciclado nasce um combustível verde? Achei muito curiosa esta notícia do site “Inovação Tecnológica”, sendo que esta inovação resulta de longas investigações levadas a cabo por uma equipa da Universidade de São Paulo.
“Cientistas da USP demonstraram que é possível usar a borra de café – o que resta do café em pó depois que ele é coado – para a produção de biodiesel. O processo consiste em extrair um óleo essencial da borra de café. Este óleo mostrou ser uma matéria-prima viável para a produção do biodiesel.
A produção do biocombustível a partir do resíduo foi testada pela química Denise Moreira dos Santos, em escala laboratorial. O estudo concluiu que a técnica é adequada para a produção do biodiesel em pequenas comunidades, para o abastecimento de tratores e máquinas agrícolas, por exemplo.
No Brasil, há um grande consumo de café, calculado em 2 a 3 xícaras diárias por habitante, por isso a produção de resíduo é intensa em bares, restaurantes, casas comerciais e residências.” (…)
Continue a sua leitura em InovacaoTecnologica.com.br