Noruega constrói ‘depósito’ de sementes global

 

A Noruega iniciou a construção do chamado "cofre do fim dos dias", no Pólo Norte, que vai guardar todas as variedades conhecidas de sementes do mundo todo.

Enterrado numa montanha nas ilhas de Svalbard, cientistas esperam que o projecto conserve a diversidade de culturas e sementes no caso de uma catástrofe global.

 

Mais de 100 países apoiaram o projeto, que vai preservar sementes, embrulhadas em papel de alumínio, a temperaturas abaixo de zero.

Os primeiros-ministros de cinco países ajudaram a colocar a pedra inicial do projeto na passada segunda-feira, localizando-se este perto da cidade de Lingyearbyen, nas remotas ilhas de Svalbard, a cerca de 1000 quilômetros do Pólo Norte.

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, afirmou que o cofre tem uma importância internacional. Será o único deste tipo, porque todos os outros bancos genéticos têm uma natureza comercial", afirmou.

 

O ministro da Agricultura da Noruega, Terje Riis-Johansen, disse que o cofre será a "Arca de Noé" em Svalbard.

 

O objetivo do cofre é garantir a diversidade de sementes no caso de uma epidemia de doenças em lavouras, guerra nuclear, desastres naturais ou mudanças climáticas. E também vai oferecer ao mundo uma chance de recomeçar o cultivo de lavouras de alimentos que poderiam ser extintas.

 

Em temperaturas de -18º C as sementes poderão ser conservadas por centenas e até milhares de anos. Mesmo se todos os sistemas de refrigeração falharem a temperatura na montanha congelada nunca vai subir além do nível de congelamento, explicou Riis-Johansen.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt