EASY Investment Forum Milão

Alguns esclarecimentos também do projecto Ortik que participou no EASY Investment Forum de Milão com o objectivo de angariar capital de risco estrangeiro.

Respostas por Pedro Carradinha, CEO da Ortik

 

 

– Em que consiste este projecto, como nasceu e de que forma foi
recebido pelos potenciais investidores?

 

A Ortik é uma empresa cujo core business é o desenvolvimento e comercialização de equipamentos técnicos de outdoor e alpinismo. A empresa nasceu da detecção de uma lacuna de mercado com o Heat it, o primeiro produto da Ortik. Trata-se de um equipamento (já patenteado internacionalmente) que se adapta a todo tipo de fogões de montanhismo e alpinismo e que melhora a eficiência energética até 80%. Ao consumir menos combustível, torna-se desnecessário transportar cartuxos de gás de substituição – diminuindo significativamente o peso a transportar. Posteriormente a empresa desenvolveu uma tenda de expedição preparada para suportar ventos acima dos 150 km/hora assim como um novo conceito de fixação da tenda ao solo e uma forma de aproveitamento do espaço de forma a aumentar a habitabilidade e diminui a sensação de claustrofobia. Foi apresentada pela primeira vez num congresso internacional Easy Investment Fórum, estando prevista a apresentação ao público no próximo mês.

 

Relativamente ao Easy Investment Forúm despertou os potenciais investidores para uma área que apresenta elevado potencial de investimento, pois apesar de ser negócio de nicho existe grande potencial de massificação dado o número de praticantes a nível mundial – só nos Estados Unidos existem 175 milhões de praticantes de desportos de montanha.

 

Durante o Fórum fomos abordados por vários investidores que ficaram fascinados pelo conceito de inovação nesta área ser eminentemente visível para o consumidor, ou seja apesar de serem produtos muito técnicos a vantagem competitiva gerada pela inovação introduzida por nós, tem um conceito simples de entender tornanado-se um bom argumento de venda; o que por vezes noutras áreas se torna difícil .

 


– Existe uma previsão para colocação no mercado e produção mais intensa?

 

Neste momento temos a encomenda de três distribuidores oriundos da Inglaterra, Dinamarca e Holanda e 67 distribuidores a nível mundial a receber as amostras do produto (Heat it). O arranque da produção mais intenso irá requerer mais capital de forma a satisfazer as encomendas que perspectivamos de cada um dos 67 distribuidores. 

 


– Quais os objectivos que se propõem atingir a curto e médio prazo?

 

A muito curto prazo é a colocação do Heat it de forma a satisfazer as encomendas que temos, e a comercialização da tenda, cujo potencial de aceitação dadas as suas características de resistência e habitabilidade acreditamos ser muito elevado. Sendo a Ortik uma empresa que aposta na inovação e desenvolvimento de forma a colmatar as lacunas que surgem durante esta prática desportiva, a médio prazo perspectivamos dar continuidade ao desenvolvimento dos produtos que temos em pipeline.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt