“O que é o empreendedorismo público”

 

"O “SOS Trabalho” tem obviamente uma missão social, pretende acrescentar valor social e contribuir para a mudança social, mas o seu alcance está para além disso. Trata-se de um assunto público – o de dar oportunidades de emprego a comunidades marginalizadas – isto é, diz respeito a todos os cidadãos e ninguém pode ser desresponsabilizado de o assumir. Ainda assim a empresa de gestão de habitação social poderia ter optado por não se envolver, mas entendeu que estava numa posição ideal para ajudar. E fê-lo de uma forma criativa.

 

Este caso traz duas ideias importantes sobre a mudança do papel que as pessoas têm na sociedade. A primeira diz respeito à mudança do papel de consumidor para cidadão; a segunda à mudança da natureza de um assunto de social para público. O empreendedorismo público implica que as pessoas actuem como cidadãos e se envolvam nos assuntos públicos – assuntos que dizem respeito a todos e relativamente aos quais ninguém se pode desresponsabilizar – a fim de serem agentes de mudança. Neste processo constrói-se a socialidade ou seja um investimento colectivo numa imagem comum de como um dado fenómeno na sociedade deve ou não deve ser e o compromisso de o mudar."

 

Artigo completo in Jornal de Negócios Online (10/04/08) por Virgínia Trigo.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt