“Economia Tech” de Mira Amaral

Brevemente nas livrarias

 

ECONOMIA TECH

Da Indústria à Sociedade da Informação e do Conhecimento

de Luis Mira Amaral

 

Luis Mira Amaral vai apresentar a obra mais completa em Portugal sobre o que se convencionou chamar de “Nova Economia”.

 

Começa por descrever a evolução que o conceito clássico de indústria fez até à economia do conhecimento, passando pela sociedade da informação e releva o conceito de informação.

 

Há vários anos que sofremos a transformação progressiva da chamada sociedade industrial em sociedade da informação.

 

Mas não estamos a viver apenas numa sociedade pós-industrial na qual a importância da indústria diminuiu. Temos uma sociedade dominada por um conjunto vasto de tecnologias denominadas por “Tecnologias de Informação”.

 

Mira Amaral escreve que estamos perante novas regras de jogo no funcionamento da economia mundial: uma economia digital, onde a informação surge como uma nova “comodity”; uma sociedade baseada no conhecimento, onde o valor acrescentado tem origem nas actividades relacionadas com o conhecimento científico e uma economia em rede onde as comunicações e o funcionamento dos mercados se caracterizam por elevada interactividade.

 

Esta caracterização permite salientar as três componentes principais da “Nova Economia”.

 

Primeiro, a economia digital distingue-se pelo seu principal produto, a informação.

 

Segundo, o ambiente dos novos mercados consiste em redes distribuídas e ligadas por tecnologias de comunicações electrónicas.

 

E, terceiro, os computadores e o “software” são interfaces essenciais para permitirem aos utilizadores interagirem com o ambiente de rede e criarem e processarem os produtos (digitalização).

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt