Formar Pequenos Empreendedores nas Escolas de S. João da Madeira

 

in Boletim n.7, Rede Portuguesa das Cidades Educadoras

A Câmara Municipal de S. João da Madeira, com o apoio da GesEntrepreneur, está a promover o projecto "Empreender Não é Secundário" nas Escolas Secundárias do concelho, iniciativa que pretende criar um verdadeiro "ecossistema" potenciador do Empreendedorismo.

Esta actividade está englobada na estratégia desta autarquia para a Competitividade do seu território na área geográfica onde se insere.

 

O projecto teve início no passado mês de Novembro com duas acções de formação que envolveram cerca de 30 docentes das diversas escolas (públicas, privadas e do ensino profissional) que irão agora facilitar os conteúdos do currículo de Empreendedorismo aos seus alunos.

 

A metodologia utilizada nas aulas de empreendedorismo tem a vantagem de adicionar importância à própria educação em muitos casos. Uma das maiores queixas dos alunos é a aparente falta de relevância do que a escola lhes ensina, uma vez que não se apercebem do contexto em que poderão vir a utilizar esses ensinamentos. Com a educação em empreendedorismo, tal nunca será um problema pois através da mesma eles apercebem-se da possibilidade de ter resultados imediatos.

 

 

 

Desde Janeiro de 2008, os 30 docentes que participaram na formação estão a ministrar as aulas de empreendedorismo a cerca de 700 alunos, nos diversos anos do ensino secundário. A adesão das turmas tem sido bastante positiva, pois as aulas valorizam a participação dos alunos, incentivando a que os mesmos coloquem questões, aceitem desafios, explorem novas ideias, sejam inovadores e criativos e que se divirtam, ao mesmo tempo que aprendem.

 

 

 

 

 

 

Paralelamente às aulas de empreendedorismo, o Município de S. João da Madeira irá organizar um concurso de ideias para as Escolas do Concelho, para incentivar os alunos a elaborarem um mini plano de negócios, tendo como principais enfoques a criatividade e inovação, assim como a ligação às áreas estratégicas do concelho.

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt