Motor de pesquisa vence prémio da AIRV

 

in Jornal do Centro, 20/06/08

 

O projecto "Serendipity" ganhou o Prémio Inovação e empreendedorismo, criado pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV). Da autoria de José Campos, professor do ensino superior, o projecto, motor de pesquisa de informação, resultou de um trabalho de mestrado desenvolvido por José Campos e pelo seu orientador António Dias de Figueiredo, professor catedrático na Universidade de Coimbra.

 

O prémio, com uma segunda edição já confirmada, pretende distinguir projectos na área empresarial – comércio, indústria e serviços que se imponham pela criatividade, originalidade e engenho e cuja inovação seja passível de aplicação empresarial. Além de menções honrosas, a quem a AIRV garante direito a inúmeros benefícios, o melhor projecto ganha 25 mil euros decorrentes da adesão à iniciativa do Banco Espírito Santo (BES).

 

À primeira edição, concorreram 18 trabalhos, dos quais o júri presidido pelo professor Veiga Simão, seleccionou seis finalistas, que tiveram oportunidade de apresentar as suas ideias inovadoras durante uma cerimónia que decorreu na segunda-feira, dia 16, no Hotel Montebelo.

 

Na ocasião o presidente da AIRV, João Cotta considerou que este tipo de iniciativas "é o primeiro passo para um empresário ter sucesso", daí a associação ter avançado com o prémio. Tal como referiu há um ano, aquando da apresentação do prémio, João Cotta deixou assente que dos projectos apresentados "devem sair empresas que cresçam" na região.

 

Projecto vencedor:

   Serendipity – Motor de pesquisa de informação

Menções Honrosas:

   Close2U – Tampo mesa interactivo p/ estabelecimento restauração/bebidas

   NeuroPsi – Sistema de gestão de planos de reabilitação

   Viseu TV – Televisão de Viseu na Internet 

   CarCrash – Simulação Computacional de Acidentes

   Water & Soil Tech – Biomonitorização da saúde dos peixes em aquacultura


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt