Preço do ouro negro pode sofrer forte queda em breve

 

O homem que adivinhou o "crash" de 1987 prevê petróleo nos 80 dólares

Marc Faber ficou conhecido por prever a maior queda diária de sempre nas acções americanas, em 1987. O arauto da "Segunda-feira Negra" numa entrevista ao Jornal de Negócios partilhou as suas previsões para a evolução do petróleo.

 

O investidor suíço acredita numa forte correcção no preço da matéria-prima, mas apenas no curto prazo. Opinião semelhante tem o presidente da Organização dos Países Exportadores de petróleo (OPEP), considera que os actuais preços do barril acima dos 120 dólares “anormais” e admitiu a possibilidade da sua redução para menos de 80 dólares numa conjuntura favorável.

 

"Se o dólar continuar a reforçar-se e se melhorar a situação política (relacionada com o Irão), então o preço a longo prazo descerá provavelmente para 78 dólares", referiu Chakib Kheli aos jornalistas, tendência que o presidente da OPEP já tinha admitido no sábado em caso do reforço do dólar e a baixa das tensões geopolíticas.

 

No caso dos preços continuarem a baixar, Chakib Kheli afasta a hipótese dos países da OPEP reduzirem a produção. "Por que razão reduziriam a produção?", questionou o presidente, acrescentando que os países “continuam a querer garantir uma boa oferta e uma boa procura e responder à procura".

Em menos de duas semanas, o preço do petróleo baixou quase 25 dólares em Londres e Nova Iorque.

 

 (baseado num artigo do Jornal de Noticias e Jornal de Negócios)

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt