Extremadura e Portugal juntos em projecto de modernização tecnológica

 

A Junta da Extremadura quer avançar, em parceria com as regiões portuguesas do Alentejo e do Centro, com um projecto transfronteiriço de desenvolvimento tecnológico, que prevê um investimento de 6,5 milhões de euros. O governo regional da Extremadura espanhola anunciou ter apresentado uma candidatura ao Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça: Espanha-Portugal 2007/2013 para a criação da RITECA-Rede de Investigação Transfronteiriça da Extremadura, Centro e Alentejo.

 

O projecto envolve comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural, devendo ser iniciado em Janeiro do próximo ano. "A maior ambição deste projecto é a aproximação das três regiões de fronteira para que, através da promoção da investigação tecnológica e da inovação, se desenvolvam e modernizem em conjunto", assegura a Junta da Extremadura.

 

 A rede tem já alguns objectivos fundamentais definidos, nomeadamente fazer um levantamento das actividades que cada instituição promove em prol do desenvolvimento tecnológico das suas regiões, e facilitar a criação de redes de investigação mediante o desenvolvimento de um portal na Internet, entre outras tecnologias de comunicação.

 

Do lado português, vão participar no projecto a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre e de Beja, a Associação de Centros Tecnológicos Portugueses, o Instituto Nacional de Recursos Biológicos, o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, e a Associação de Desenvolvimento Regional do Instituto Politécnico de Portalegre.

 

                                                                                      In Diana F.M.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt