Nelson Gray, Business Angel do ano na Europa

Nelson Gray vai estar junto de nós na próxima terça-feira, no decorrer do X Encontro Gesventure. Conheça melhor aquele que foi considerado o Business Angel do ano na Europa.

 

Nelson Gray um “investidor angel” escocês conseguiu um dos principais prémios europeus numa conferência internacional.

Nelson Gray, que investiu numa variedade de empresas, incluindo a spin-off da Universidade de Glasgow, a Antoxis, foi nomeado business angel do ano na conferência da European Business Angel Network na Holanda.

O homem de negócios estabelecido em Rosslyn lançou a sua carreira nas fases muito iniciais de investimento angel nos anos 90.

 

Ao contrário dos capitalistas de risco, que geralmente lidam com investimentos maiores, os business angels – assim como o grupo estabelecido em Perth, o Braveheart – investem o seu próprio dinheiro, em negócios relativamente de pequena escala, ao prometer esse dinheiro a empresas start-up, geralmente em troca de dívida convertível ou em acções da mesma.

Os angels fazem dinheiro, não da gestão do processo de investimento e da obtenção de quotas/acções dele mas dos próprios investimentos.

Gray disse: “vendi o meu próprio negócio à volta de 1993 e vagueei por aí à procura de coisas para fazer e encontrei-me com pessoas que essencialmente criaram esta indústria.”

Ele agora é membro de grupos de investimento angel assim como o Braveheart, que flutuaram na bolsa de valores de Londres em 2007, mas também investe em empresas start-ups como investidor independente.

Gray, um conselheiro da LINC Scotland, a associação escocesa de capital angel, desenvolveu e apresenta seminários para a organização sobre “Introdução a ser um business angel” e também sobre “um mestrado business angel”, para melhorar os retornos conseguidos por investimento business angel.

O seu negócio mais recente, foi um investimento de £225,000 na primeira empresa spin-off da escola de medicina da Universidade de Edimburgo, a Immunosolv, com um trio de investidores escoceses.

No último ano, ele também investiu na spin-out da Universidade de Bath, a Atlas Genetics e a Antoxis, um spin-out do Rowett Research Institute e da Universidade de Glasgow, que foi formada para desenvolver novos tratamentos para doenças como enfartes, e doença de Parkinson e de Alzheimer.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt