Seminário – O novo quadro macro-económico, as medidas anti-crise e a revisão do PEC

Enquanto membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade, recomendo aos leitores deste blog a participação neste debate sobre temas críticos da actualidade nacional:

 

 

 

 

Data: 18 de Fevereiro 2009

 

Local: (a confirmar)

 

Tópicos: O OE 2009 foi objecto de importantes rectificações decorrentes do novo quadro macro económico e das chamadas medidas anti- crise – “Iniciativa para o Investimento e Emprego” anunciada pelo Governo em 13 de Dezembro 2008.

 

O Boletim Económico (de Inverno) do Banco de Portugal e os dados publicados pelo INE em 9 de Janeiro, relativos ao Comercio Externo, são a expressão da difícil conjuntura económica que se sobrepõe a um quadro económico estrutural onde sobressaem contas externas muito desequilibradas e carências várias que afectam a competitividade.

O novo Programa de Estabilidade e Crescimento e as alterações ao OE 2009 tornam quase obsoletas as análises sobre o OE 2009 realizada pelo Forum em Outubro de 2008.

Os constrangimentos do desequilíbrio da posição das contas externas carecem de uma análise mais rigorosa do que a que vem sendo feita quer pelo Governo quer pelo Banco de Portugal, com reflexos, designadamente, na estratégia de Investimento Público.

O Seminário pretende analisar todas estas questões e lançar alertas para os desequilíbrios das contas externas seus constrangimentos e consequências.

  

 

Programa

 

10.00h – Abertura – Presidente do FpC – Pedro Ferraz da Costa

 

10.20h – Mesa Redonda/Painel/Debate

A Revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento, as alterações ao OE 2009 e o desequilíbrio das Contas Externas, em Portugal

          c/ a participação de: Belmiro de Azevedo (moderador); A. Nogueira Leite; J. Félix Ribeiro; Daniel Bessa; João Ferreira do Amaral

 

12.30h – Almoço

          A situação económica e financeira internacional

          Speaker – Vítor Bento

 

15.00h – Encerramento

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt