Global Entrepreneurship Monitor 2008

 

 

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é um estudo realizado desde 1997 que tenta compreender a relação entre o empreendedorismo e o desenvolvimento económico dos países.. Em 2008 participaram 43 países, onde não consta Portugal (em 2007 Portugal constava do estudo).

Alguns dados relevantes do estudo:

Em relação às atitudes empreendedoras, apesar deste estudo ter sido efectuado no início da crise económica (Maio e Junho de 2008), denota-se um declínio (entre 30% a 50%) na identificação de oportunidades para iniciar um negócio em especial na Islândia, Chile, Irlanda, Letónia e Hungria.

Nos EUA há um maior desenvolvimento da actividade empresarial em fase de early stage em relação aos países europeus e ao Japão, tendo este último vindo a aproximar cada vez mais dos níveis europeus. Na Europa, os níveis de actividade early stage têm as taxas mais baixas (consistentemente) na Bélgica, Alemanha e França. Os níveis mais baixos de expectativas em relação ao arranque de um negócio, ocorre em países como a Bélgica, França, Espanha, Japão, Finlândia e Grécia.

 

Este relatório reporta ainda que na maioria dos países a educação e formação em empreendedorismo é pobre e inadequada. A relação entre o facto de se possuir, formação, aspirações e atitudes empreendedoras, e a actividade empresarial é geralmente positiva mas varia consoante a fase de desenvolvimento económico.

 

Para aceder ao relatório na íntegra consulte o seguinte endereço:

www.gemconsortium.org/download/1237542059921/GEM_Global_08.pdf

             


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt