Is Innovation Too Costly in Hard Times?





As empresas mais inovadoras( Top 10 de 2009), segundo um inquérito realizado na BCG: 

 

10.ª  WAL-MART STORES

 9.ª  NOKIA

 8.ª  RESEARCH IN MOTION

 7.ª  HEWLETT-PACKARD

 6.ª  IBM

 5.ª  NINTENDO

 4.ª  MICROSOFT

 3.ª  TOYOTA MOTOR

 2.ª  GOOGLE

 1.ª  APPLE

 

Não há muito tempo que a inovação é uma prioridade para um negócio. Agora parece estar a ser vista como um luxo, que vai ter que esperar por melhores tempos. "Innovation is an easy target," diz Vijay Govindarajan, professor da Dartmouth‘s Tuck School of Business. "R&D dollars by definition lead to uncertain outcomes. Companies don’t want failure during difficult times."

 

Na pesquisa anual aos altos executivos da Boston Consulting Group (BCG), que resulta na fundação das 25 empresas mais inovadoras, os entrevistados disseram que o investimento em I&D etsá a baixar desde 2005. No entanto e focando nos projectos de baixo riosco a maioria disse que eles estão satisfeitos com o retorno nos investimentos com a inovação.

 

Para reduzir o impacto da recessão, muitas empresas estão a tentar encontrar alternativas como é o caso da IBM, a gigante da tecnologia da informação que está a contratar pessoas de locais de baixo custo como a Índia, e a expandir os seus serviços por via de aquisições.

 

Vêr artigo completo in BusinessWeek, 9.04.09

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt