Características empreendedoras numa criança

A primeira coisa a identificar são as características em si e não o empreendedor por si só.  Um exemplo é a criatividade. É essencial ao empreendedorismo mas não é exclusiva. Um artista é criativo, como o são muitas outras personalidades.

Contudo, algumas características chave são perceptíveis através das atitudes das crianças, nomeadamente o que querem fazer, o que tentam fazer, etc. Algumas destas características podem revelar um desejo de fazer as coisas à sua maneira, resistência à autoridade, ou uma afinidade natural pela comunicação, apenas citando algumas.

Como pais, precisamos de ver os aspectos positivos na rebelião das crianças e encontrar maneiras de reforçar os seus aspectos. Os pais precisam de encorajar as suas crianças a serem independentes e contribuidoras para a sociedade.

Neste séc.21 não queremos uma sociedade de “sim senhor”. Portanto, como pais, precisamos de encorajar uma atitude activa de “posso fazer” e um sentido de independência.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt