A iniciativa Elevator Pitch

Recentemente fui abordado pela minha amiga Jornalista do Jornal Negócios, Alexandra Machado, para transmitir as minhas ideias sobre a importância da Inciativa Elevator Pitch o que me levou a escrever algumas notas sobre a minha experiência as quais não quero deixar de partilhar convosco neste nosso ponto de encontro.

Estejam por isso atentos pois irei colocar essas notas a partir de hoje. Naturalmente que gostaria de contar com o vosso feedback sobre as mesmas bem como com a vossa própria experiencia quer como investidores quer como empreendedores. Aceitam o meu desafio?

Uma pequena introdução

O conceito de Elevator Pitch foi introduzido pela Gesventure em Portugal há cerca de 10 anos visando sobretudo despertar os investidores para uma nova vaga de projectos e de empreendedores, fazendo com que estes, em escassos minutos, “vendessem” a sua ideia/projecto na tentativa de captarem o interesse dos investidores e assim se proporcionar a marcação de uma primeira reunião para discussão do Business Plan.

Esta iniciativa que normalmente se insere nos dois Congressos que organizamos anualmente – o VCIT e o Encontro Gesventure – tem por base os projectos que vamos recebendo na Organização, sendo préviamente uma triagem daqueles projectos/empreendedores que quanto a nós reúnem melhores condições de êxito para a angariação de capital.

No nosso caso um empreendedor que vá ao Elevator Pitch já passou pela nossa triagem inicial, ou seja, já teve que demonstrar à Gesventure o seu potencial e do projecto que possui e que estará em condições de cativar da melhor maneira o investidor para o “round de financiamento “ que o mesmo pretende obter.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt