Iniciativa Elevator Pitch – A importância daqueles 5 minutos

Mais do que importantes, aqueles cinco minutos de Elevator Pitch podem ser cruciais para os empreendedores, pois poderão ser a única a oportunidade que terão de estar perante uma comunidade de investidores, normalmente predisposta a encontrar o novo Google…, e dessa forma estar em contacto directo com os mesmos – em contrapartida ao envio tradicional de um Business Plan, para o escritório desses investidores em igualdade de circunstâncias com dezenas de outros documentos que os investidores recebem semanalmente – pode vir a fazer toda a diferença num processo de angariação de capital.

Com efeito todos os dias os investidores, quer estes sejam Business Angels quer decisores das Sociedades de Capital de Risco, recebem inúmeros projectos, business plans, contactos para reuniões, etc. Para além disso, toda a actividade relacionada com as próprias participadas e seu acompanhamento ocupa-lhes uma parcela significativa do seu tempo.

Acresce que, normalmente, este tipo de investidores procuram oportunidades que lhes possibilitem multiplicar o valor de suas aplicações por cinco ou dez num prazo de cinco anos, o que equivale a rendimentos de 50% ao ano ou mais, pois só assim poderão fazer face às elevadas taxas de sinistralidade a que se encontram sujeitos os negócios nas fases iniciais da actividade empresarial. Conclui-se assim que o altíssimo custo do capital transforma o “jogo da start-up” numa corrida contra o relógio e onde nem sempre há tempo para perder com projectos que não revelem elevado profissionalismo e potencial de crescimento e valorização.

Perante este contexto o empreendedor que ambicione ter um parceiro financeiro que lhe aporte não só dinheiro mas também “Conhecimento empresarial” que lhe permita aumentar o valor do seu projecto não pode nem deve perder a oportunidade de estar presente nestas iniciativas de Elevator Pitch devendo para isso fazê-lo através de uma apresentação preparada de forma profissional, bastante direccionada e incisiva pois só assim cativará o interesse do investidor e levar a que este lhe entregue o seu “cartão de visita” e o convoque para uma primeira reunião, com o objectivo de se discutir mais pormenorizadamente o business plan.

Por isso, é que Congressos como os que organizamos todos os anos são fundamentais, pois possibilitam aos empreendedores, um contacto directo com os Business Angels e com quem decide nas Sociedades de Capital de Risco. De outra forma, dificilmente eles chegariam directamente a estas pessoas, tornando assim estes cinco minutos num dos mais importantes da vida do seu projecto.

Acredito por isso que todos os empreendedores que possuam negócios que possam oferecer a possibilidade de um crescimento significativo no espaço de três a cinco anos, que sejam geridos por equipas experientes e ambiciosas capazes de transformar o seu plano de negócios em realidade e consigam responder de forma positiva às questões seguintes devem participar nas sessões de Elevator Pitch, que hoje em dia se realizam com carácter regular um pouco por todo o País, transformando-se num alvo de uma potencial abordagem por parte de um Business Angel ou de um gestor de uma Sociedade de Capital de Risco :

– A empresa apresenta boas perspectivas de crescimento e tem, juntamente com a sua equipa, a ambição para a fazer crescer com rapidez?

– A sua empresa possui um produto ou serviço com vantagem competitiva ou um ponto de venda com características únicas?

– Tem, juntamente com a sua equipa, experiência relevante no sector industrial em questão? Tem um líder óbvio e uma equipa com áreas complementares de conhecimento, como gestão, marketing, finanças, etc?

– Está disposto a vender parte das acções da sua empresa a um Business Angel ou a uma Sociedade de Capital de Risco?

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt