Cadeias mais baratas, como a McDonald’s, estão a roubar clientes

A cadeia de cafetarias Starbucks vai retirar o nome de um dos seus cafés em Seattle e adicionar bebidas alcoólicas ao menu.

O novo nome do café, 15th Avenue Coffee and Tea, pretende reflectir o espírito da vizinhança em que se encontra. Vai continuar a servir chá e café, mas também cerveja e vinho.

A empresa tem já prevista a abertura de mais duas lojas na região, sem a insígnia Starbucks. Se estas novas unidades forem um sucesso, é possível que a fórmula seja alargada a outros cafés, noutras cidades e países.

Um analista citado pelo «Huffington Post» considera a estratégia interessante, tendo em conta que a insígnia é precisamente responsável por boa parte do sucesso da marca. No entanto, o mesmo especialista refere que o nome continua a estar associado ao consumo regular de café, mas sublinha que, agora que estamos no segundo ano de crise, a marca pode estar com maiores dificuldades por ser considerada «Premium», isto é, associada a preços mais elevados pelos consumidores.

Os resultados da empresa estão a ser afectados à medida que a crise obriga os consumidores a cortarem nos pequenos luxos para poupar dinheiro e que muitos deles optam agora por cadeias com preços mais baixos, como a McDonald’s.

Fonte: Agencia Financeira.iol.pt


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt