Cuidados a ter ao internacionalizar um negócio

Antes de entrar noutros mercados é necessário entender a natureza da sua cultura. Para isso é necessário questionar vários aspectos como: quem vão ser os utilizadores do produto? Até que ponto é que os hábitos de consumo são distintos dos do mercado de origem? O nosso produto ou serviço tem condições para se adequar à cultura do país seleccionado? Como é percepcionado o valor oferecido? O que é mais importante: tempo, qualidade, serviço, preço ? Será necessário fazer alterações ao produto? Os consumidores do novo mercado estão preparados para aceitar novas ideias?

Em resumo poderei dizer que a preparação da internacionalização permite aceder rapidamente e de forma global ao potencial de mercado e ao conhecimento da concorrência de modo a seleccionar o segmento ou o nicho geográfico mais atractivo que permita ao empreendedor saber se está em condições de iniciar a sua estratégia de internacionalização.

Nunca sendo demais relembrar que com a actual tecnologia e estrutura da Internet é tão fácil atingir um outro país quanto clicar num “mouse” o que é o mesmo que dizer que qualquer empreendedor pode actuar no mercado externo de maneira virtual evitando assim desperdício de recursos e decisões menos sustentáveis.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt