Património da Humanidade online: Biblioteca Digital Mundial

A Unesco lançou a toda a humanidade um indelével património: a Biblioteca Digital Mundial (BDM) na internet- www.wdl.org .

 Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

A biblioteca possui, sobretudo, um marcado “carácter patrimonial”, antecipou ontem em Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.

A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser que tenham valor patrimonial, permitindo apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português.  Existem documentos em mais de 50 línguas.

 Entre as jóias que da BDM está, por exemplo, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em Espanhol e Filipino, a Bíblia de Gutemberg, e pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

 Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que de que se reveste este site vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo áudio-visual. Este projecto não é um simples compêndio de história online: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, a cada exemplar gratuitamente.

 

www.wdl.org

 

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt