Gesventure- uma década na evangelização do empreendedorismo

No Dia Nacional do Empresário (dia 25/11) senti-me ainda mais orgulhoso: comemorei recentemente os meus 23 anos como empresário e uma das minhas empresas, a Gesventure, completa 10 anos de vida.

 

A Gesventure é um antigo sonho meu. Um sonho onde os empreendedores, os projectos inovadores e os investidores partiam de uma pista, percorriam uma maratona em conjunto e alcançavam a meta com rapidez e consistência. A pista de corridas é a economia portuguesa e a meta que se alcança é a concretização de um projecto inovador, com ganhos para todas as partes interessadas. A meta é o desenvolvimento e alavancagem da economia portuguesa. A meta é a competitividade do nosso país. A meta é o pleno emprego. A meta é um país social e económico sempre melhor!

 

Uma viagem que fiz com a minha família à Eurodisney mostrou-me como concretizar este sonho. Por mero acaso, comprei uma revista, no regresso a Lisboa e, ao folheá-la descobri um empreendedor de nome Christophe Chausson, que tinha fundado em França uma empresa de angariação de capital, muito semelhante à futura Gesventure com que eu sonhava! Apressei-me a contactar o Christophe e, passado pouco tempo, regressei a França para termos uma reunião. O Christophe propôs-se logo a acompanhar-me nesta maratona e tornou-se no meu primeiro sócio da Gesventure.

A gratidão é um sentimento nobre, tantas vezes esquecido e por isso tenho de reconhecer o apoio dos meus amigos Roberto Gili e Alexandre Menv, na concretização desta parceria com o Christophe, pois sem eles dificilmente teria conseguido.

 

O meu sonho concretizou-se! Volvida uma década, a Gesventure pode gabar-se de ter angariado capital para projectos- na altura completamente desconhecidos – como BioAlvo, BioTrend, BySat, MTB, Fonte Viva, TIC TAC, Localizer, Ortik, Key4Kids, Satellite Newspapers, NetCall, Aqual, Move Interactive, Zone Advanced, Smart Advertising, FiberSensing, Luma, entre muitos, muitos outros casos de sucesso…

 

Volvida uma década, tenho mais dois sócios, os meus caros colegas Dr. Sérgio Póvoas e a Dra. Carla Coelho (na foto), com quem muito tenho aprendido.

Trabalho com colaboradores experientes e talentosos como o Engº. João Patrício dos Santos e o Dr. Albino Freire. Assim como um destaque especial ao apoio de toda a equipa da GesBanha, que tem sido um verdadeiro suporte nas minhas “aventuras” pelo empreendedorismo e capital de risco.

 

Uma palavra também de especial agradecimento a todas as entidades que ano após ano nos têm apoiado, quer do ponto de vista institucional, quer financeiro, sem o qual dificilmente teríamos conseguido concretizar as nossas múltiplas iniciativas. Os nomes do IAPMEI, PME Investimentos, SPGM, AICEP Capital Global, InovCapital, Microsoft, Caixa Capital merecem, sem dúvida, uma especial referência.

Agradeço a todos os que tornaram a Gesventure uma realidade na angariação de capital em Portugal, contribuindo, assim, para um país mais dinâmico e empreendedor.

 

Tal como há 11 anos atrás, quando o Roberto esteve comigo na reunião com o Christophe, também no dia da comemoração dos 10 anos da Gesventure, o Roberto esteve comigo e com a minha equipa.

Comemoramos 10 anos de identificação de talento, inovação e oportunidades. Assumo o compromisso de continuarmos, na Gesventure, a ver luzes ao fundo de um túnel quando a maioria não vislumbra que não a escuridão. Assumo o contínuo compromisso de rigor e competência.

 O meu desejo é que os próximos 10 anos assistamos a uma gradual recuperação e posterior expansão da economia portuguesa. E que a Gesventure, à sua maneira e com a sua dimensão, continue a ser uma missionária para o Portugal que todos desejamos.

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

3 comentários a “Gesventure- uma década na evangelização do empreendedorismo”

  1. Marques da Silva says:

    Muitos parabéns Francisco,

    Que os próximos dez anos tragam, a toda a fantástica equipa, mais êxitos e realizações.
    A postura na vida, os valores fundamentais que partilha são uma excelente referência para todos nós.

    Grande abraço do Amigo J. Marques da Silva

  2. António Ornelas Soares says:

    Parabéns Francisco, podiamos ter tido 10 anos sem a Gesventure… mas não seria o mesmo 🙂 Como biólogo tenho que fazer a a analogia: vamos continuar a seguir agora o voo da borboleta. abraço a si e aos seus sócios

  3. Paulo Feio says:

    Parabéns! Bem hajam!

    Abraço

    Paulo Feio

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt