Caldas Empreende: exemplo de ecosistema empreendedor

Desde a passada sexta-feira que uma antiga fábrica das Caldas da Rainha serve de sede a várias empresas formadas por pessoas desempregadas do concelho.

A antiga fábrica é agora o recomeço empreendedor de vida para 35 pessoas, distribuídas por 12 novas empresas. A autarquia arrendou as instalações, apoiando a criação de auto-emprego e evangelizando o empreendedorismo no âmbito do programa Caldas Empreende.

Durante dois anos, os ex-desempregados e agora novos empreendedores poderão contar com o apoio da câmara, que suportará o custo das instalações (1580 euros mensais) e as despesas correntes (água, luz). A autarquia investiu 41 milhões de euros nas obras de remodelação da antiga fábrica, que irá ser a sede, maioritariamente, de pequenas empresas unipessoais ou familiares. Os empreendedores terão igualmente a possibilidade de frequentar acções de formação profissional e de ter orientação e aconselhamento empresarial especializado.

Colocado o desafio, concorreram empresas na área de montagem de antenas, reparações informáticas, comércio de produtos de higiene e limpeza, produção de artesanato, aluguer de bicicletas, medicinas alternativas, decoração de interiores e painéis solares. Algumas das empresas recém-criadas têm já colaboradores, o que aumenta o número de empregos criados.

De acordo com os dados do IEFP, o final de Outubro registou 4945 desempregados inscritos nas Caldas da Rainha.

O Programa Caldas Empreende, foi lançado em Julho deste ano pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e visa inserir desempregados com dificuldades de acesso ao mercado, bem como pessoas em risco ou situação de exclusão social. O programa contempla igualmente as profissões tradicionais- carpinteiros, sapateiros, canalizadores, pedreiros. São parceiros da Câmara neste programa o IEFP e a AIRO (Associação Industrial da Região Oeste).

Este caso é um bom exemplo de um ecosistema empreendedor tripartido: empreendedores, autarquia e parceiros juntos por uma mesma missão. Quiçá seja um exemplo a replicar por demais autarquias empreendedoras do nosso país.

FONTE: Público

 


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

2 comentários a “Caldas Empreende: exemplo de ecosistema empreendedor”

  1. Soluções says:

    Sou um dos promotores do projecto, tenho já em fase avançada o projecto soluções de informática e electrónica a nível mais físico de hardware par a par com a electrónica desenvolvendo reparações internas e promovendo actividades que custariam muito mais se tivessem de ser deslocalizadas para um centro técnico da marca e proporcionando um preço acessível e competitivo pra quem precisa do seu computador reparado.
    assistimos em casa, fazemos todo o tipo de serviços, em suma:

    –> Apresentenos a questão, nós temos a solução!

    919381540 / gjsolucoes@gmail.com

  2. • A Três Vezes Mais – Vida, Saúde, Felicidade é uma das empresas criadas ao abrigo do Caldas Empreende que tem para oferecer em saúde: Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Acupunctura, Shiatsu, Reflexologia, Massagem de bem-estar, Massagem de Recuperação, Ayurvedica, Reiki, Feng Shui entre outras. Para poder desenvolver estas terapias tem uma equipa especializada nas diversas áreas. Fazemos domicílios.
    Na Três Vezes Mais também encontra a Clínica Empresarial: apoio às empresas com diversas soluções, que passa por marketing, posicionamento do mobiliário, entre outras de forma a tornar a empresa mais produtiva.
    Na Clínica Empresarial também levamos a saúde até às Empresas.

    A Três Vezes Mais também tem a vertente ensino desde saúde, nutrição, desenvolvimento pessoal, empresarial, meditação, feng shui, reiki …
    Com o cartão Três Vezes Mais também poderá usufruir da sala de ginástica, de leitura, música, que poderá usufruir com o cartão Três Vezes Mais.
    Três Vezes Mais – Good Solutions for Life

© 2020 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt