Democracia e horizontalidade

As organizações democráticas e as novas redes sociais abertas exigem maior proximidade entre o Líder e a equipa. As bases das organizações têm cada vez mais poder e meios para questionar o Líder. Como compatibilizar a necessária autoridade do Líder com o poder efectivo dos membros da sua equipa? Como alcançar o equilíbrio em termos de participação, poder e tomada de decisões a nível da Liderança?

 

É uma realidade que hoje em dia as organizações têm menos níveis organizacionais e a comunicação é mais aberta. Hoje, o indivíduo posiciona-se em igualdade perante a empresa. Dantes, o poder e a autoridade confluíam numa só pessoa; actualmente diversificaram-se.

 

A autoridade vai da mão do Líder para as bases. Além disso, constata-se uma maior flexibilidade nas organizações. O Líder já não está no topo, agora ele é um membro da equipa. A autoridade passou a ser mais moral e conquista-se com base na honestidade, transparência e compromisso…

 

As mudanças que têm permitido o avanço da humanidade são sempre aquelas que permitem que o talento comunique entre si. A comunicação do talento dá-se quando se acrescenta valor. A internet, neste sentido, supõe uma revolução brutal, ao permitir a comunicação de talento rompendo as barreiras de tempo e espaço.

 

A internet está a democratizar a comunicação a todos os níveis. Isto tem de ser convertido em vantagem competitiva e compatibilizar-se com temas como a confidencialidade, sobre a qual pode haver dúvidas, sobretudo com o aparecimento das redes sociais.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “Democracia e horizontalidade”

  1. Interessante reflexão. Promovi este artigo no Facebook e no Identi.ca

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt