Empreendedorismo na Metalurgia e na Metalomecânica

O CENFIMCentro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica decidiu tornar os seus alunos empreendedores, numa aposta clara na sua proactividade no mercado de trabalho e no fomento do espírito empreendedor. A empresa GesEntrepreneur, empresa do Grupo Gesbanha, de que sou sócio e CEO, foi a escolhida pelo CENFIM para levar a cabo este objectivo. A metodologia da GesEntrepreneur tem como base o “learning by doing”, sendo o formador apenas um facilitador da aprendizagem e o aluno o principal veículo da mesma. As sessões de empreendedorismo têm uma forte componente prática, com exercícios práticos, divertidos e vivenciais.

 

A primeira parte da formação em empreendedorismo teve início com os professores do CENFIM, no passado dia 11 de Janeiro, nas Caldas da Rainha (na foto). A sessão solene de abertura decorreu no mesmo dia e fui com muita honra, convidado a discursar e a dar o meu testemunho como empreendedor (na foto).

Os formandos do CENFIM serão aliciados a concorrer a um concurso de ideias a nível municipal, onde um júri avaliará a exequibilidade, inovação e pertinência da sua ideia, sendo que as equipas vencedoras ganham fantásticos prémios. A parceria com a GesEntrepreneur é muito importante para a estratégia do CENFIM que comemora este ano os seus 25 anos de vida e quer-se manter como entidade de formação de referência a nível nacional, preparando as suas gerações para um futuro competitivo e exigente. Nas palavras do Dr. Vítor Dias, Director de Formação do CENFIM, “este será um projecto motivador e desafiador para toda a estrutura do CENFIM, pois permitirá estruturar e desenvolver as ideias e projectos dos formandos”. O CENFIM existe desde 1985 e possui neste momento 13 núcleos activos em várias cidades, de norte a sul do país. O CENFIM foi criado conjuntamente pelas duas Associações do Sector do Norte e do Sul, hoje designadas: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal e ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas e pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

Um comentário a “Empreendedorismo na Metalurgia e na Metalomecânica”

  1. Bom dia, há quem esteja a empreender nesta área, a PLY Engenharia esta a desenvolver tecnologia proprietaria e a desenvolver produtos em parceria com a Outokumpu e acearias nordicas.

    http://www.wipo.int/pctdb/en/wo.jsp?WO=2009034226

    http://www.ply.pt

    Procuramos industrias Portguesas interessadas em desenvolvimento de produtos com base na nossa tecnologia.

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt