Uma das perguntas que mais me fazem, via email, diz respeito à melhor forma de abordar um Investidor. Que conselhos normalmente dou?

Primeiro, o empreendedor tem de conseguir que o contacto seja feito através de alguém que não só conheça o investidor como possua a confiança deste.

Este facto vai permitir que o empreendedor tenha a possibilidade de influenciar primeiro as pessoas que tem acesso ao Investidor que depois terão a capacidade de influenciar esse investidor de que a ideia/projecto tem a “Magia” suficiente para ele ter conhecimento da mesma.

Contudo a experiência também me tem demonstrado que o empreendedor vai no máximo ter direito a uma hora para expor a sua ideia/projecto pelo que um excelente “trabalho de casa” é condição essencial para conseguir captar o interesse desse investidor.

Segundo, “seja envolvente” ou seja entusiasta, persuasivo, assertivo e conciso.

Depois espere ser rejeitado.

Mas se não for rejeitado então assegure-se que a próxima reunião vai voltar a ser profissionalmente preparada sob pena de não conseguir continuar a impressionar o investidor o qual naturalmente só aceitará dar uma oportunidade ao empreendedor se for continuamente impressionado.

Em resumo se for um empreendedor e queira obter um novo sócio e capital do mesmo torna-se importante contactar profissionais e/ou entidades que o possam ajudar a identificar o investidor e ao mesmo tempo a apoia-lo no citado “trabalho de casa”. Numa das empresas do Grupo Gesbanha, a Gesventure, temos ajudado muitos empreendedores a conseguirem esse contacto privilegiado e por isso se tem uma boa ideia/projecto não hesite em contactar-nos.


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt