Grandes Negócios antes dos 18 anos: o caso de Suhas Gopinath

Suhas Gopinath (na foto), jovem indiano actualmente com 21 anos de idade, fundou uma empresa de software aos 14 anos e desde então tornou-se num dos casos de maior sucesso no mundo da tecnologia da informação indiana. Suhas dirige a Globals, empresa multinacional com 11 escritórios e 400 funcionários.

Gopinath é o principal executivo e co-fundador da Globals Inc. – uma empresa de informática em franco crescimento que produz sites para a web e software. O Livro dos Recordes Limca -a versão indiana do Guinness- cita Gopinath como o “CEO mais jovem do mundo”. Os políticos indianos o referem-no como o modelo para a juventude indiana.

Tudo começou em meados da década de 1990, aquando da abertura dos primeiros cyber cafes em Bangalore , situando-se um dos mesmos ao lado da casa de Gopinath. A Internet mudou a sua vida e, desde aí, começou a passar todos os seus minutos livres online.

Em 1998, quando tinha 13 anos, o prodigioso jovem lançou o seu primeiro site, http://www.coolhindustan.com/, que tinha como objectivo a divulgação de eventos, dicas de restaurantes e toda a informação de interesse para os jovens indianos. Os hackers atacaram o “Cool Hindustan” e substituíram o logotipo do site por “Cool Pakistan”, o que fez com que Suhas abandonasse o projecto.

Entretanto, headhunters de Sillicon Valey já tinham ouvido falar em Suhas Gopinath, e a empresa Network Solutions convidou o jovem indiano para conhecer sua sede em San José, Califórnia. Foi a primeira vez que Suhas embarcou num avião e a primeira vez que saiu da Índia. Foi-lhe oferecido emprego e educação paga nos EUA. Recusou.

Aos 14 anos Suhas juntou-se a três amigos e registou a empresa Globals em San José e os resultados não tardaram em chegar: os bons serviços da sua empresa começaram a ser notícia, bem como a sua competência extraordinária. Contratou colaboradores e abriu mais escritórios. Tornou-se empresário e executivo em plena puberdade.

A Globals tem 200 clientes em todo o mundo e conta com escritórios em 11 países, com cerca de 65% da sua facturação vinda da Europa. E Suhas Gopinath está agora a frequentar a licenciatura em engenharia em Bangalore…

Fonte: Destak e blog “Querer Empreender”


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt