Em Paz, Diogo Vasconcelos!!!

O dia de ontem foi muito triste para todos aqueles que, como eu,tiveram oportunidade de ao longo dos últimos 20 anos se terem cruzado com o Diogo Vasconcelos.

De facto a notícia divulgada logo pela manhã dando conta do falecimento do Diogo, vitima de uma septicemia e complicações cardíacas, foi muito violenta e apanhou de surpresa todos aqueles, que de forma directa ou indirecta, acompanhavam não só o seu percurso profissional mas principalmente o seu Pensamento sobre a importância da Inovação e do Conhecimento no desenvolvimento de Portugal.

Quis o destino que eu me tivesse cruzado com o Diogo ao longo dos últimos vinte anos, não podendo deixar de recordar, neste momento de tristeza colectiva, a primeira vez que partilhei com ele as minhas ideias sobre Empreendedorismo, Venture Capital e os Business Angels.

De facto esse momento teve a sua origem num telefonema que o Diogo me fez – revelando a sua reconhecida capacidade de iniciativa e permanente atenção a todos aqueles que como ele tentavam ver para além do momento presente – a solicitar a marcação de uma reunião para partilhar comigo as suas ideias e ao mesmo tempo perceber os motivos pelas quais eu próprio era tão apaixonado pela criação de um Ecossistema Empreendedor no nosso País.

Nesse dia tivemos a possibilidade de nos conhecermos mais em pormenor e de termos criado cenários sobre um conjunto de iniciativas que ambos tínhamos bem sedimentadas sobre a necessidade de criação de um Ecossistema Empreendedor que permitisse o Salto Qualitativo do nosso País, nomeadamente através da criação de empresas de base tecnológica financiadas por Venture Capital.

Reservo, no entanto, para mim a forma e o conteúdo final da citada reunião que de alguma forma marcou o relacionamento futuro de duas pessoas que sempre se respeitaram e que mantiveram um relacionamento regular, onde aqueles temas estiveram sempre presentes, e que nos últimos tempos foi facilitado pelas redes sociais de que ambos eramos fãs incondicionais.

Por isso, nesta altura de alguma angustia por vermos partir um Amigo muito Jovem, mas com inúmeros Créditos firmados a nível nacional e internacional, mas com imenso Valor para acrescentar a um País que só irá atravessar a crise por que passa se conseguir implementar muitas das ideias que o Diogo diáriamente partilhava com todos nós e que podem ser vistas para todo o Sempre no grande espaço que é a Nuvem Digital!!!

Diogo!!! o teu Pensamento e o teu Espírito Empreendedor vão continuar a estar presentes na Sociedade Portuguesa como tu tanto mereces!!!Descansa em Paz são os meus Votos Sinceros!!!


Licenciado e Mestre em Gestão de Empresas. Presidente da Gesbanha, S.A., especialista em capital de risco e empreendedorismo, investidor particular ("business angels") e Presidente da FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels). Director da EBAN e da WBAA

Share This Post

Related Articles

© 2024 Francisco Banha Blog. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Designed by Theme Junkie · Adapted by KMedia.pt